Topo

Mourão fala em frear Alexandre de Moraes: 'Ultrapassou o limite'

Vice-presidente Hamilton Mourão em foto com o presidente Jair Bolsonaro - Reuters
Vice-presidente Hamilton Mourão em foto com o presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 17h28Atualizada em 21/10/2022 17h28

O vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) disse em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, "está passando dos limites" e que o Senado precisaria "dar um freio" nele.

Para o general, essa ação seria, a princípio, prerrogativa do próprio Supremo Tribunal Federal, mas como isso não está acontecendo, caberia ao Senado esse papel. "Ele ultrapassou o limite do poder dele, e competiria ao restante da corte dar um freio nele, mas a corte não está fazendo isso".

As duras críticas a Moraes não ficaram restritas a esse comentário. Mourão também o acusou de prevaricação, porque "no momento que ele conduz o inquérito, onde ele é investigador, denunciador, julgador e também é parte ofendida, isso está errado".

Com o apontamento de suposto crime, o futuro senador disse que irá pressionar pelo impeachment do juiz. Perguntado sobre outras alterações possíveis para o Judiciário, o vice-presidente disse ser favorável a limitar os mandatos dos ministros do Supremo.

Atualmente, os ministros indicados à Suprema Corte se aposentam aos 75 anos.

Mourão disse que seria "casuísmo", no entanto, aumentar o número de ministros, que, na prática, aumentaria o poder de controle do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Corte na hipótese de um segundo mandato. "Sendo reeleito, ele tem logo dois cargos dentro do STF para serem trocados, o que pode lhe dar uma maioria bem mais confortável lá dentro", afirmou o vice-presidente.