Topo

Cadê o bom humor?, posta Beto Carreiro após promoção para petista não votar

Beto Carrero ironiza petistas - Instagram
Beto Carrero ironiza petistas Imagem: Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/10/2022 12h11Atualizada em 27/10/2022 13h34

A página do parque temático Beto Carrero World publicou um pedido de desculpas por uma postagem, feita no dia anterior, que anunciava uma promoção para petistas que visitassem o parque no horário de votação do segundo turno das eleições.

Apesar das desculpas, o parque afirmou que "muita gente não entendeu a piada". "Galera, cadê o bom humor?", diz a postagem. "Não abrimos o parque antes das 8h e não controlamos o horário de entrada e saída", continuam.

Na publicação da "promoção" para petistas, o parque de Santa Catarina ironizava uma promoção anterior, que oferecia 25% de desconto para quem visitasse o parque com cores da bandeira do Brasil até a próxima segunda-feira (31).

"Para quem reclamou da promoção verde e amarelo, chegou o passaporte Para Todos! Chega de briga? Convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele! Vale somente domingo, para quem vier de vermelho, entrar antes das 8h e sair depois das 17h", afirmava o post.

No pedido de desculpas, o parque finaliza o comunicado com um incentivo ao voto: "Antes ou depois de vir se divertir vá exercer o seu direito de votar. Pense no futuro do Brasil", declaram.

A iniciativa repercutiu nas redes sociais e foi criticada por parte dos internautas — incluindo nos comentários do comunicado de desculpas, publicado no Instagram.

Denúncias. O parque classificou o episódio como um "mal-entendido", mas o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina disse ter recebido pelo menos 150 denúncias, via aplicativo Pardal, de irregularidade na publicação do parque.

"Todas estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, a quem compete requerer a instauração de representação para apurar o ocorrido", afirmou, em nota, o TRE-SC. O UOL procurou o MPE e aguarda retorno.

O PT enviou uma queixa à Procuradoria-Geral Eleitoral catarinense, na qual afirma que o parque cometeu crime eleitoral. O partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de investigação.

"É evidente que a atuação do responsável pela empresa Beto Carrero World, a partir da promoção acima mencionada, constitui crime eleitoral, uma vez que oferece vantagem (promoção de 25%) para conseguir abstenção do eleitorado", diz o documento, assinado pelos advogados do partido.

O Código Eleitoral prevê que pedir ou oferecer qualquer vantagem para obter votos ou conseguir a abstenção nas eleições, ainda que a oferta não seja aceita, é crime que pode ser punido com até quatro anos de prisão.