Topo

Beto Carrero faz promoção para petistas não irem votar no dia da eleição

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/10/2022 20h24Atualizada em 27/10/2022 13h01

O parque temático Beto Carrero World divulgou hoje uma promoção para incentivar petistas a não votarem no segundo turno das eleições, em 30 de outubro. Antes, o centro de diversões, localizado em Santa Catarina, havia oferecido 25% de desconto para quem fosse ao local com roupas com as cores da bandeira do Brasil até a próxima segunda-feira (31).

"Para quem reclamou da promoção verde e amarelo, chegou o passaporte Para Todos! Chega de briga? Convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele! Vale somente domingo, para quem vier de vermelho, entrar antes das 8h e sair depois das 17h", disse a empresa por meio de suas redes sociais.

Internautas criticaram a publicação. "Se perderam na personagem!", disse uma seguidora da página da empresa no Instagram. "Comprar voto, eu já vi bastante, agora comprar que a pessoa não vote é a primeira vez. Prefiro ir outro dia com certeza", disse outra.

O UOL tenta contato com a administração do Beto Carrero World para questionar as circunstâncias do anúncio. No dia seguinte, a página do parque publicou um pedido de desculpas, mas afirmou que "muita gente não entendeu a piada".

"Galera, cadê o bom humor?", diz a postagem. "Não abrimos o parque antes das 8h e não controlamos o horário de entrada e saída."

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina) diz que recebeu mais de 150 denúncias anônimas contra o Beto Carrero World após a promoção contra eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a Corte, as denúncias serão analisadas pelo Ministério Público Eleitoral, a quem cabe investigar e propor a abertura de uma representação.

.A campanha de Lula acionou o Ministério Público Eleitoral contra o Beto Carrero World por causa da publicação.

Em Santa Catarina, o candidato Décio Lima (PT) disputa o governo do Estado com Jorginho Mello (PL), do mesmo partido que o presidente Jair Bolsonaro. "Absurdo. Abuso do poder econômico. Crime eleitoral", disse Décio ao UOL.

Candidato bolsonarista, Mello teve 38,61% dos votos no primeiro turno. O petista ficou com 17,42%.

No fim de dezembro do ano passado, Bolsonaro visitou o parque e participou de apresentação de carros inspirada na marca de brinquedos Hot Wheels. O passeio ocorreu em meio aos temporais na Bahia que deixaram ao menos 24 mortos, mais de 400 feridos e milhares desabrigados.

Dono do Beto Carrero doou para Jorginho Mello

Presidente de conselho do Beto Carrero World, o empresário Alexandre Murad é próximo de Luciano Hang, fundador da Havan e alvo do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em ações que miram influenciadores bolsonaristas.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Murad é o quinto maior doador para a campanha de Jorginho Mello. O político recebeu R$ 80 mil do empresário.

Na última terça-feira (25), o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) negou recursos de Jorginho Mello e do Beto Carrero World contra uma multa por propaganda irregular. O valor aplicado foi de R$ 15 mil para cada um, por causa da divulgação de um vídeo de campanha gravado nas dependências do parque temático.

"No vídeo, os candidatos são gravados experimentando uma nova atração do Beto Carrero, o brinquedo Rebuliço. No início da gravação, ao narrar a experiência, demonstram conhecimento prévio da publicação, com o objetivo de fazer propaganda eleitoral perante os seguidores do parque Beto Carrero! Os dois são protagonistas do vídeo e usam adesivos de campanha", disse o juiz auxiliar Sebastião Muniz.