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Atlas: Lula tem 53,2% de intenções de votos válidos; Bolsonaro, 46,8%

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR
Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

27/10/2022 16h55Atualizada em 28/10/2022 10h24

Pesquisa do Instituto Atlas divulgada hoje aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do segundo turno eleitoral, com 53,2% de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46,8%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. Em comparação com o levantamento anterior, Lula oscilou de 53% para 53,2%. Já Bolsonaro variou de 47% ante 46,8% da pesquisa divulgada hoje.

Em votos totais, o ex-presidente obteve 52,4% (antes, tinha 52%), enquanto o chefe do Executivo fica com 46% (antes, era 46,2%).

Na apuração das urnas na primeira rodada eleitoral, Lula terminou com 48,43% (57.259.504) dos votos e Bolsonaro teve 43,20% (51.072.345) dos votos válidos. O segundo turno eleitoral acontecerá no domingo (30).

A sondagem da Atlas é realizada com coleta aleatória via questionário eletrônico e com pós-estratificação da amostra de resultados "de acordo com as características do eleitorado nacional", explica o registro da pesquisa disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em razão do arredondamento da pesquisa, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

A pesquisa coletou 1.600 entrevistas entre os dias 21 e 25 de outubro, ao custo de R$ 35 mil pagos com recursos próprios. O nível de confiança é de 95%, e o número de registro no TSE, BR-09449/2022.

Votos válidos

  • Lula (PT): 53,2%
  • Jair Bolsonaro (PL): 46,8%

Votos totais

  • Lula (PT): 52,4%
  • Jair Bolsonaro (PL): 46%
  • Não sei/nulo/branco: 1,6%

Sobre o instituto

O instituto Atlas, ou Atlas Intel, atua em países da América Latina, como México e Argentina, e nos Estados Unidos. A empresa também realiza pesquisas no Brasil. O instituto já realizou pesquisas divulgadas no Brasil em parceria com o El País. Um levantamento da empresa com resultados reproduzidos pelo jornal aponta que o Atlas faz pesquisas por meio de questionários distribuídos via internet. As respostas obtidas "são calibradas por um algoritmo de acordo com as características da população brasileira".