PT acusa Beto Carreiro de crime eleitoral; parque é alvo de 150 denúncias
O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina) afirmou hoje que recebeu mais de 150 denúncias anônimas contra o Beto Carrero World, após o parque temático oferecer uma promoção para incentivar eleitores petistas a não votarem no segundo turno das eleições.
De acordo com a Corte, as denúncias serão analisadas pelo Ministério Público Eleitoral, a quem cabe investigar e propor a abertura de uma representação. Em nota, a 68ª Promotoria Eleitoral de Balneário Piçarras disse que instaurou uma notícia de fato eleitoral "com o objetivo de apurar denúncia relatando prática de propaganda eleitoral irregular e eventual abuso de poder econômico" pelo parque.
O PT também enviou uma queixa à Procuradoria-Geral Eleitoral catarinense, na qual afirma que o parque cometeu crime eleitoral. O partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de investigação.
"É evidente que a atuação do responsável pela empresa Beto Carrero World, a partir da promoção acima mencionada, constitui crime eleitoral, uma vez que oferece vantagem (promoção de 25%) para conseguir abstenção do eleitorado", diz o documento, assinado pelos advogados do partido.
O Código Eleitoral prevê que pedir ou oferecer qualquer vantagem para obter votos ou conseguir a abstenção nas eleições, ainda que a oferta não seja aceita, é crime que pode ser punido com até quatro anos de prisão.
Em publicação nas redes sociais, o Beto Carrero disse que a publicação foi uma piada e pediu desculpas. "Galera, cadê o bom humor?", diz a postagem.
"Promoção"
Na publicação da "promoção" para petistas, o parque de Santa Catarina ironizava uma promoção anterior, que oferecia 25% de desconto para quem visitasse o parque com cores da bandeira do Brasil até a próxima segunda-feira (31).
"Para quem reclamou da promoção verde e amarelo, chegou o passaporte Para Todos! Chega de briga? Convide seu amigo petista e divirta-se o dia inteiro com ele! Vale somente domingo, para quem vier de vermelho, entrar antes das 8h e sair depois das 17h", afirmava o post.
O presidente do conselho do Beto Carrero World, Alexandre Murad, é o quinto maior doador para a campanha de Jorginho Mello, candidato do partido de Bolsonaro ao governo de Santa Catarina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.