Pesquisa Quaest: Lula tem 53% entre eleitores de MG; Bolsonaro, 47%
Pesquisa Quaest realizada de forma presencial, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente no segundo turno entre eleitores de Minas Gerais, com 53% das intenções para votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%.
Votos válidos são calculados com a exclusão de brancos, nulos e indecisos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, segundo o instituto.
Em votos totais, Lula tem 45% das intenções, e Bolsonaro, 40%, no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. Indecisos são 8%; voto em branco, nulo ou não pretendem votar, 7%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.200 pessoas entre a segunda (24) e a quarta-feira (26), portanto após repercussão da prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, no domingo. Na ação, Jefferson disparou tiros de fuzil e granadas de efeito moral, ferindo dois agentes da Polícia Federal.
O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-09544/2022 e custou R$ 178 mil.
Com quase 16,3 milhões de eleitores, Minas Gerais fica atrás apenas de São Paulo (34,6 milhões) entre os maiores colégios eleitorais do país. Além disso, o estado é marcante nas eleições, uma vez que todos os presidentes eleitos desde a redemocratização venceram a disputa em MG.
Votos válidos: distância é de 6 pontos em MG
- Lula (PT): 53%
- Jair Bolsonaro (PL): 47%
Votos totais
- Lula (PT): 45%
- Jair Bolsonaro (PL): 40%
- Indecisos: 8%
- Branco/nulo/não vai votar: 7%
O estado foi o único do Sudeste em que Lula ficou à frente de Bolsonaro no primeiro turno, com 48,29%, contra 43,60% do candidato do PL. O petista totalizou 5.802.571 votos em Minas, uma vantagem de cerca de 563 mil sobre Bolsonaro, que somou 5.239.264.
Sobre o instituto
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.