Com apoio de Lula no 2º turno, João Azevêdo (PSB) é reeleito na Paraíba
O governador João Azevêdo (PSB), 64, reelegeu-se neste domingo (30) na Paraíba após derrotar o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), 34. João foi eleito com 52,51% dos votos válidos. Seu adversário teve 47,49%.
A disputa dividiu a base lulista no estado. O candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), declarou apoio a Cunha Lima no segundo.
Já João conseguiu o apoio de Lula e do PT, mesmo sob influência no estado do ex-governador Ricardo Coutinho, que é desafeto do governador. Coutinho foi candidato ao Senado, mas perdeu. João já havia declarado e pedido votos para Lula no primeiro turno.
O vice-governador eleito hoje é o advogado Lucas Ribeiro (PP), sobrinho do deputado federal e ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PP) e filho da senadora Daniella Ribeiro (PSD).
João Azevêdo fez uma campanha defendendo a continuidade de seu governo e se escorando, especialmente no segundo turno, no nome de Lula.
Em 2018, em sua primeira eleição ao governo, ele venceu a disputa já no primeiro turno. Ainda no final do seu primeiro ano de mandato, deixou o PSB alegando que o partido havia "perdido a democracia". Em resposta, a sigla o chamou de traidor em carta em que pedia desculpas pela eleição dele.
Em fevereiro deste ano, já com Coutinho no PT, ele decidiu retornar ao PSB para concorrer à reeleição. Hoje comanda o partido no estado.
Quem é o governador reeleito?
Azevêdo é formado em engenharia civil pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professor aposentado do IFPB (Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba).
Ele começou a ganhar destaque político em 2007, quando assumiu a Secretaria da Infraestrutura de João Pessoa, onde ficou até 2010.
Em 2011, na gestão de Ricardo Coutinho, foi secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia até 5 de abril de 2018, quando deixou o cargo para concorrer ao governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.