Topo

Por que não tem pesquisa boca de urna neste 2º turno das Eleições 2022?

Lula e Bolsonaro na votação do segundo turno - Amanda Perobelli/Reuters e Thiago Ribeiro/AGIF/Agência Estado
Lula e Bolsonaro na votação do segundo turno Imagem: Amanda Perobelli/Reuters e Thiago Ribeiro/AGIF/Agência Estado

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 16h41Atualizada em 30/10/2022 16h41

Não haverá a tradicional divulgação de resultados das pesquisas boca de urna após o encerramento do segundo turno das Eleições 2022 neste domingo (30). No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não houve registro desse tipo de pesquisa para publicação hoje.

No primeiro turno já não houve divulgação de nenhuma pesquisa boca de urna. Tradicionalmente, as pesquisas saíam às 17h, assim que as urnas eram fechadas.

Em 2018, somente o então Ibope (atualmente Ipec) fez a divulgação. Com a mudança de horário das Eleições 2022 e com a agilidade na apuração das urnas no país, as pesquisas bocas de urna passaram a perder o sentido para os institutos.

Uma das explicações de Márcia Cavallari, diretora do Ipec, no primeiro turno é que a pesquisa boca de urna - que tem um alto custo e grande número de entrevistados - teria uma durabilidade muito pequena nas Eleições 2022.

"Na hora que o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] divulgar a primeira parcial, já vai ser uma quantidade de votos muito maior do que qualquer pesquisa de boca de urna que a gente possa fazer", explicou Cavallari.

Mudança de horário

A diferença deste ano para os demais é que, por decisão do TSE, o horário de votação das Eleições 2022 foi unificado em todo país. Isso significa que todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h pelo horário de Brasília, inclusive nas regiões com fuso diferente.

Com o horário de votação unificado, será possível também iniciar simultaneamente a apuração em todo o Brasil e não há necessidade de segurar a divulgação até o fechamento das urnas em estados com fuso diferente. A contagem de votos e a divulgação parcial dos resultados deve começar às 17h, logo após o fechamento das seções eleitorais.

Em 2018, o extinto Ibope realizou a pesquisa de boca de urna do segundo turno, apontando o então candidato Jair Bolsonaro como o vencedor das eleições à Presidência da República com 56% de intenções de voto, contra 44% de Fernando Haddad (PT).

Na ocasião, foram entrevistados 30 mil eleitores e o intervalo de confiança estimado era 99% - o resultado final da eleição foi de 55,13% de Bolsonaro contra 44,87% de Haddad.

Quando saíram as últimas pesquisas?

As últimas pesquisas para presidente foram divulgadas no último sábado. No dia, tiveram levantamentos de institutos como Datafolha, Ipec, Atlas, Quaest e MDA. Veja os resultados das últimas pesquisas eleitorais.