Por que a apuração de votos nas eleições é mais rápida em alguns estados?
A apuração dos votos e a divulgação dos primeiros resultados do segundo turno das Eleições 2022 começarão neste domingo (30) a partir das 17 horas do horário de Brasília, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Não há uma ordem definida para a apuração dos votos, mas historicamente os resultados de alguns estados e regiões são divulgados mais rapidamente do que os de outros.
No primeiro turno das eleições 2022, os primeiros votos divulgados vinham das regiões Sul e Sudeste. Só depois de algum tempo começaram a ser contabilizados os votos de parte do Centro-Oeste e, por fim, dos estados das regiões Nordeste e Norte.
Essa situação, que também já foi verificada em pleitos anteriores, é causada por diferenças logísticas na transmissão dos votos a partir de cada uma das 27 unidades da Federação, segundo o TSE.
Disputam a Presidência da República os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em um dos pleitos mais acirrados da história.
'Fila' de votos
As urnas são apuradas por meio um processamento dos votos que ocorre em Brasília, no Centro de Processamento de Dados (CPD) do TSE. Ao chegarem ao CPD da Justiça Eleitoral, os votos entram em uma estrutura semelhante a uma "fila de banco" para serem processados e totalizados.
De acordo com o TSE, em localidades distantes dos grandes centros, há limitações de infraestrutura de telecomunicação. Essa é uma situação recorrente, sobretudo em regiões mais pobres nos estados das regiões Norte e Nordeste e em partes do Centro-Oeste.
Por causa do volume de informação que é recebida pelo TSE ao mesmo tempo, os votos do Norte do país acabam chegando a Brasília por último e, por isso, aguardam na "fila" para serem processados.
"A problemática envolve a capacidade de processamento do computador disponível na localidade para a transmissão dos dados, bem como a estabilidade e a velocidade da rede de dados local na conexão com a rede privativa da Justiça Eleitoral", afirma o TSE.
O órgão também explica que essas dificuldades costumam ser contornadas por meio transporte do mesário até um ponto de transmissão da Justiça Eleitoral — o que leva tempo — ou pela utilização de um telefone via satélite em áreas remotas, como terras indígenas.
No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, o estado do Amazonas foi o último estado a concluir as contagens, que só foram encerradas na manhã do dia 4. Isso porque uma urna na cidade de Coari, no interior, teve de ser substituída por cédulas.
Além disso, também houve dificuldades no transporte dos votos em papel, que teve de ser feito através de barco.
Que horas termina a apuração dos votos das Eleições 2022?
Não há uma previsão exata para o término da apuração. Os resultados finais, via de regra, devem ser conhecidos algumas horas após o início da contagem de votos.
No primeiro turno, a definição matemática do segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) aconteceu pouco depois das 21h do próprio domingo.
A totalização completa deve ser concluída posteriormente. No primeiro turno, apenas na manhã de terça-feira (4), 41 horas depois do término da votação, 100% das urnas foram apuradas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.