Topo

Apoiado por Bolsonaro, Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima foi reeleito neste domingo (30) - Divulgação
Governador do Amazonas, Wilson Lima foi reeleito neste domingo (30) Imagem: Divulgação

Gabriel Toueg

Colaboração para o UOL

30/10/2022 18h57Atualizada em 31/10/2022 00h22

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foi reeleito com 56,65% dos votos válidos neste domingo (30) para mais quatro anos no cargo. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Lima disputava o segundo turno das eleições com senador Eduardo Braga (MDB), que acabou derrotado, com 43,35% dos votos.

Governador desde 2019, Wilson Lima é jornalista e apresentava, em uma TV local, o programa Alô Amazonas, onde ganhou notoriedade. Foi eleito para o Palácio Rio Negro em 2018, pelo PSC, mas deixou a legenda em março deste ano para se filiar ao União Brasil, fusão do DEM com o PSL. Ele nasceu em Santarém (PA) em 1976 e terá 46 anos ao assumir seu segundo mandato consecutivo.

Em setembro do ano passado, Lima tornou-se réu no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sob acusação de crimes praticados no contexto do enfrentamento à pandemia da covid-19, em 2020.

Ele tem uma gestão marcada por colapsos do sistema de saúde na pandemia de coronavírus, crises ambientais, na segurança pública e suspeitas de corrupção. No auge das internações em decorrência da covid-19, Manaus enfrentou a falta de oxigênio nos hospitais, resultando em mortes de pacientes.

A dez dias do primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio a Lima, em ato realizado em Manaus, durante um comício na capital. No evento, o governador tentou fazer uma fala, mas foi vaiado e acabou recuando. As vaias da plateia se repetiram sempre que o nome de Lima era citado por outros aliados.

Houve ainda a apreensão às vésperas do primeiro turno de 51 cheques pela Polícia Federal, totalizando R$ 21,5 mil. A campanha do governador negou compra de votos e conseguiu reaver o material.