Topo

Amor x liberdade: as palavras mais usadas por Lula e Bolsonaro após eleitos

Lula discursa após vencer as eleições - Reuters
Lula discursa após vencer as eleições Imagem: Reuters

Letícia Marques

Colaboração o UOL

31/10/2022 15h28

Em seu primeiro discurso oficial, após a apuração, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77, colocou como primeiro compromisso de seu governo trabalhar para acabar com a fome no Brasil e unir o povo brasileiro. Ele ressaltou as oportunidades para a população de baixa renda, a volta do programa Minha Casa Minha Vida, investimento na cultura do país e um olhar especial para a Amazônia, que passou por desmatamento nos últimos anos.

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), em seu primeiro discurso de 2018, após ser eleito, defendeu a Constituição brasileira, falou sobre a liberdade de ir e vir do povo, defendeu o reequilíbrio fiscal, o ajuste na economia e o viés internacional.

Lula e Bolsonaro reforçaram as palavras-chaves que viraram bordão ou slogan durante suas campanhas.

A palavra "amor" foi muito utilizada por Lula durante sua campanha e não ficou de fora em sua declaração oficial; apareceu 6 vezes no seu primeiro pronunciamento.

Bolsonaro não usou a expressão nenhuma vez em seu primeiro discurso oficial, mas falou 11 vezes em "liberdade" —termo usado 2 vezes por Lula.

Em 2018, o atual presidente usou a palavra "povo" 3 vezes. Já Lula repetiu o termo 21 vezes em contextos mais específicos, relacionados a etnia, classe social, cultural e regional.

Já Lula falou a palavra "democracia" 7 vezes, enquanto Bolsonaro usou apenas 1 vez.

Lula, quando reforçou a importância do povo brasileiro se unir em nome da pátria e não de um partido, citou a palavra "união" duas vezes, enquanto Bolsonaro não citou isso.

O termo "paz" apareceu 5 vezes no discurso do petista; Bolsonaro que não utilizou o termo.

Ambos os candidatos utilizaram muito a palavra "Deus" em seus palanques, mas no discurso oficial de Bolsonaro, cujo slogan de campanha é "Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", ela apareceu 4 vezes. No de Lula, uma.