Primeira-dama recebe salário? Tem alguma função definida? Entenda
A figura da primeira-dama gera curiosidade, especialmente porque não fica exatamente claro qual a função do "cargo" —e, se é um cargo oficial, qual o salário previsto? Hoje, Michelle Bolsonaro ocupa o posto que antes já foi de Marcela Temer, Marisa Letícia, Ruth Cardoso e Rosane Collor. E, a partir de janeiro, será de Rosângela da Silva, a Janja.
O título de primeira-dama foi inspirado em tradições de repúblicas como Estados Unidos e França, que apesar de algumas diferenças históricas possuem um perfil parecido com o do Brasil.
Atualmente, a esposa do presidente da República é vista como a anfitriã do Palácio do Alvorada, a residência oficial —embora esse papel nunca tenha sido definido oficialmente.
Nessas nações, a primeira-dama tem um cargo social. Ao longo dos anos, cada uma das mulheres do presidente da República foi mais engajada em alguma causa.
Michelle Bolsonaro atuou em causas sociais relacionadas a pessoas com deficiência, inclusão social, etc.
Marcela Temer foi embaixadora do programa Criança Feliz, criado para assistência a criança de 0 a 3 anos.
Marisa Letícia, esposa do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não se ligou diretamente a uma causa, mas atuou ativamente ao lado do marido nas campanhas políticas.
Ruth Cardoso, casada com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, participou ativamente do programa Comunidade Solidária, que tinha como objetivo o combate à extrema pobreza.
Apesar da atuação das primeiras-damas, o cargo não tem uma função formal prevista na Constituição Federal, porque não é possível dar uma função pública para alguém que não foi eleito. É uma posição sem poder político.
Como não tem nenhuma função especificada em lei, a primeira-dama não tem direito a receber salários.
O que poderia ocorrer é que, devido às funções que assume em algumas instituições ou entidades, receberia um pagamento particular.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.