Tucano lança pré-candidatura à Prefeitura de SP para tentar barrar Datena

O ex-presidente municipal do PSDB Fernando Alfredo lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo na tarde desta quinta-feira (25).

O que aconteceu

A decisão visa barrar a pré-candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB). "O partido não discutiu com a militância a chegada do Datena e não vamos aceitar uma convenção acontecer dessa forma", disse Alfredo ao UOL.

Em documento enviado ao partido, o tucano pede o adiamento da convenção marcada para este sábado (27). Alfredo quer também que o partido realize debate com os pré-candidatos, reuniões regionais e prévias para a escolha do nome que irá representar o PSDB na cidade.

A ala do ex-presidente do PSDB defende que o partido apoie à reeleição de Ricardo Nunes (MDB). Alfredo afirmou que vai entrar na Justiça para adiar convenção. "Tenho certeza que eles não vão responder meu requerimento. Então, já estou preparando uma ação para que a convenção não aconteça sábado", disse.

Presidente do PSDB em São Paulo diz que espera a saída de Alfredo do partido. "Ele só é comprometido com o Ricardo Nunes e o Bolsonaro, não tem nada a ver com o nosso partido", afirmou José Anibal.

Anibal diz que o candidato do PSDB continua sendo Datena. "Faremos uma enorme convenção no sábado. O Datena está com a gente e é 100% candidato", confirmou o senador.

Os partidos têm até dia 5 de agosto para realizarem as convenções. O prazo para registrar as candidaturas no TSE é até 15 de agosto.

Procurado, Datena não respondeu o contato da reportagem.

Longe das benesses dos gabinetes oficiais e das salas de reunião dos donos do poder, mas perto do pulsar das ruas da militância e dos não favorecidos nasce a nossa candidatura, fato que enseja a observância das regras intrapartidárias no momento.
Trecho do documento de lançamento da pré-candidatura

Continua após a publicidade

Caciques do PSDB se reuniram com Datena

Para abafar os boatos de desistência, Datena se reuniu com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), o presidente nacional Marconi Perillo e Aníbal. O encontro durou cerca de duas horas.

Aécio disse que encontrou Datena "determinado a ser candidato". "Tenho muita confiança. O candidato Datena é extremamente competitivo e o partido vai homologar sua candidatura no sábado", disse o deputado em nota.

O apresentador é conhecido pelo seu histórico de desistências. Ele já desistiu da corrida eleitoral quatro vezes — essa é a primeira vez que vai mais longe na disputa, incluindo agenda na rua.

Deixe seu comentário

Só para assinantes