50% +1: qual a conta para um candidato a prefeito ganhar no primeiro turno?
No domingo (6), 5.568 cidades brasileiras vão às urnas para escolher seus prefeitos e vereadores. A contagem de votos é feita de maneira diferente para esses cargos. Enquanto para os ocupantes da câmara é feita uma contagem proporcional, para o prefeito vale a majoritária.
Mas o que isso significa? Para ser eleito, um candidato a prefeito precisa obter a maioria absoluta dos votos, ou seja: mais da metade dos válidos, pelo menos "50% +1" - isto é, 50% mais um único voto.
Só são considerados os votos válidos nessa conta. Votos em branco ou nulo são desconsiderados - entenda aqui a diferença entre eles.
O resultado pode precisar de dois turnos para ser confirmado. Se nenhum candidato conseguir no domingo (6) a maioria absoluta dos votos, os dois mais votados disputam um segundo turno, que este ano acontecerá no dia 27 de outubro.
O segundo turno acontece apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores. Nos outros municípios, ganha o mais votado na primeira ida às urnas, mesmo que não seja maioria absoluta.
Deixe seu comentário