Almeida lidera em Manaus; rivais disputam vaga no 2º turno, dizem pesquisas
Candidato à reeleição, David Almeida (Avante) lidera a corrida à Prefeitura de Manaus e deve avançar ao segundo turno, de acordo com pesquisas divulgadas neste sábado (5). O adversário do atual prefeito está indefinido, com Capitão Alberto Neto (PL), Roberto Cidade (União) e Amom Mandel (Cidadania) embolados na disputa.
O que aconteceu
Pesquisas indicam que haverá segundo turno em Manaus. Mas a Quaest e a Atlas Intel mostram incerteza sobre quem enfrentará o atual prefeito na disputa. Leia as metodologias de cada pesquisa no final deste texto.
David Almeida lidera nos dois levantamentos. Ele marca 36% dos votos válidos na Quaest e 32,2% na Atlas Intel.
Na sequência da disputa aparecem três candidatos embolados. Na Quaest, Capitão Alberto Neto aparece com 21% dos votos válidos, em empate técnico com Roberto Cidade, que tem 20%, e com Amom Mandel, com 16%. Já na Atlas, Neto (21%) está empatado tecnicamente apenas com Mandel (20,3%). Cidade vem depois, 15,9%.
Veja os números de votos válidos da Quaest
- David Almeida (Avante): 36%
- Capitão Alberto Neto (PL): 21%
- Roberto Cidade (União): 20%
- Amom Mandel (Cidadania): 16%
- Marcelo Ramos (PT): 7%
- Wilker Barreto (Mobiliza): 0%
- Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0%
Confira os números da pesquisa Atlas Intel
- David Almeida (Avante): 32,2%
- Capitão Alberto Neto (PL): 21%
- Amom Mandel (Cidadania): 20,3%
- Roberto Cidade (União): 15,9%
- Marcelo Ramos (PT): 8,9%
- Wilker Barreto (Mobiliza): 1%
- Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,6%
Votos válidos
Os votos válidos são todos os votos destinados para candidatos. Não incluem votos brancos e nulos, pois esses são excluídos da contagem final da eleição. Nesta fase final da corrida eleitoral, o UOL optou por destacar os votos válidos, pois eles são mais fiéis à contagem que será feita nas urnas.
Metodologias
A pesquisa Quaest entrevistou 1.002 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro. O levantamento foi contratado pela Rede Amazônica e tem grau de confiança de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-00470/2024.
O levantamento da Atlas Intel foi contratado pelo próprio instituto e ouviu 1.615 eleitores entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. A pesquisa tem grau de confiança de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número AM-07601/2024.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.