Marcelo Lima e Alex Manente vão ao 2° turno em São Bernardo do Campo
O ex-vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos) e o deputado federal Alex Manente (Cidadania) disputarão o segundo turno para a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP).
O que aconteceu
A disputa só foi definida com 99,55% das urnas apuradas, com quatro candidatos registrando mais de 20%. Com a apuração finalizada, Lima teve 28,64% dos votos, e Manente, 26,53%.
Luiz Fernando (PT) e Flávia Morando (União) ficaram de fora. Eles tiveram 23,09% e 21,38% dos votos, respectivamente. Durante toda a campanha, a corrida eleitoral em São Bernardo esteve acirrada, muitas vezes com os quatro candidatos empatados na margem de erro.
Direita vai ao segundo turno. Na cidade berço do PT, tanto Alex Manente quanto Marcelo Lima são críticos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com o resultado, o Partido dos Trabalhadores ficará mais quatro anos sem governar a cidade.
Manente, 45, teve apoio de Bolsonaro. O ex-presidente recomendou voto no candidato do Cidadania e elogiou o vice na chapa, Paulo Eduardo (PL). Manente também conta com o apoio do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Lima, 41, rompeu com o prefeito. O candidato do Podemos foi eleito vice-prefeito nas duas últimas eleições na chapa com Orlando Morando (PSDB). O atual prefeito, no entanto, preferiu lançar a sobrinha Flávia Morando (União) à prefeitura, deixando Lima de lado.
Quem é Alex Manente
Manente é advogado e está em seu segundo mandato como deputado federal. Ele começou sua trajetória política em 2004, quando foi eleito vereador com a maior votação da cidade. Em 2006, foi eleito deputado estadual, cargo que exerceu até 2015 quando assumiu, pela primeira vez, a cadeira de deputado federal.
Candidatou-se a prefeito de São Bernardo por três vezes. Na última tentativa, em 2016, foi para o segundo turno, mas perdeu para o atual prefeito, Orlando Morando.
Quem é Marcelo Lima
Marcelo Lima é formado em Gestão Pública. Ele foi vereador em São Bernardo por dois mandatos seguidos, de 2009 até 2016. No ano seguinte, foi eleito vice-prefeito da cidade, na chapa de Orlando Morando. No governo municipal, acumulou o cargo de secretário de Serviços Urbanos.
Foi eleito deputado federal, mas perdeu o mandato. No ano passado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acabou cassando Lima por infidelidade partidária, quando o político trocou o Solidariedade pelo PSB.
São Bernardo é berço da indústria automobilística
São Bernardo do Campo tem cerca de 820 mil habitantes. Sua economia é baseada, desde a década de 1960, na indústria automobilística, com montadoras como a Volkswagen e a Mercedes-Benz, mas vem, ao longo dos anos, enfrentando uma crise no setor e já perdeu empresas como a Ford. Seu PIB é o 16° maior do país com R$ 58,2 bilhões.
Deixe seu comentário