Datafolha: o grupo em que Boulos aparece numericamente à frente de Nunes
A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (17), mostrou Guilherme Boulos (PSOL) em empate técnico, mas numericamente à frente de Ricardo Nunes (MDB) entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos.
Mais jovens e escolaridade
O psolista registrou 43% contra 41% do atual prefeito entre os eleitores de 16 a 24 anos que participaram da sondagem. Ainda assim, ambos os candidatos estão em empate técnico, já que no recorte a margem de erro é de nove pontos.
Maioria dos bolsonaristas votará em Nunes. Nos outros estratos do levantamento Nunes mantém liderança, entre os eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro em 2022 esse número é de 83%.
Empate técnico entre os mais escolarizados. Entre os eleitores com ensino superior, Nunes está numericamente à frente com 47% contra 44% de Boulos. Pela margem de erro, os candidatos também estão em empate técnico neste recorte.
Confira os principais números do novo Datafolha
Nunes está 18 pontos percentuais à frente de Boulos. O atual prefeito tem 51% das intenções de voto, enquanto o psolista é o escolhido de 33%. Os números são da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Nunes oscilou para baixo e Boulos se manteve estável. O prefeito oscilou quatro pontos percentuais (p.p.) para baixo em relação à última pesquisa, divulgada no dia 10 de outubro. O psolista, por outro lado, não teve movimentações nas intenções de voto desde o último levantamento.
Veja os números completos da pesquisa estimulada do Datafolha:
- Ricardo Nunes (MDB): 51% (eram 55%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 33% (eram 33%)
- Em branco/nulo/nenhum: 14% (eram 10%)
- Não sabe: 2% (eram 2%)
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, a diferença entre Nunes e Boulos é menor. Veja:
- Ricardo Nunes (MDB): 41% (eram 41%)
- Guilherme Boulos (PSOL): 30% (eram 29%)
- "No atual": 2% (eram 2%)
- Outras respostas: 3% (eram 4%)
- Em branco/nulo/nenhum: 10% (eram 10%)
- Não sabe: 12% (eram 12%)
Sobre a pesquisa
A pesquisa Datafolha foi encomendada pela Folha de S.Paulo e ouviu 1.204 eleitores da capital paulista entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo SP-05561/2024.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Claudio Erminio Ruiz Marone
O empate nessa faixa etária se justifica porque os jovens ainda tem uma idéia romântica da esquerda . Mas um dia eles acordam .
Cecilia Cristina Santanna Horn
Suma Boulos....
Armando Vasconcelos Salem
Não creio que seja nem mesmo a frente do numero 13. Boulos só aparece atrás. Dos 58% de rejeição, ha institutos que dão ele com pouco menos do que isto de rejeição. E pelo histórico de invasões, depredações e em alguns caso de saques de sem teto, ele, Boulos, tem de vibrar e comemorar cada meio % de indice de rejeição que conseguir. Aqui se faz. Aqui se paga, Boulos.