Cuiabá (MT): Abilio (PL) vence 2º turno das Eleições 2024 e é eleito prefeito

Cuiabá (MT): Abilio, do PL, foi matematicamente eleito prefeito da cidade no segundo turno das Eleições 2024, realizado neste domingo (27). Às 18h17, com 100,00% das urnas apuradas, o vencedor tinha 53,80% dos votos válidos, enquanto Lúdio contava com 46,20%.

Assim como no primeiro turno, a apuração dos votos começou após às 17h, pelo horário de Brasília. O horário de votação e início da contagem dos votos foi unificado em todo país pelo TSE, inclusive nos municípios com fuso horário diferente.

Veja como ficou a votação na cidade:

  • Abilio (PL) - 171.324 votos - 53,80%
  • Lúdio (PT) - 147.127 votos - 46,20%
  • Branco: 4.852 votos - 1,47%
  • Nulo: 7.234 votos - 2,19%
  • Abstenção: 114.533 votos - 25,73%

De acordo com a Constituição Federal, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores contam com segundo turno nos pleitos para prefeito. A nova votação ocorre quando nenhum dos candidatos na disputa ultrapassar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

São considerados válidos apenas os votos destinados para um dos candidatos nas urnas. Votos brancos ou nulos não entram nesta conta.

Eleito pelo sistema direto, o prefeito é a principal autoridade do município. Entre suas funções estão a limpeza pública e manutenção de praças e parques. Outras tarefas, nas áreas de saúde e educação, são realizadas em parceria com os governos estaduais e federais.

No UOL, é possível acompanhar, com dados oficiais do TSE, a evolução dos votos em cada um dos candidatos na disputa até a definição dos eleitos.

Continua após a publicidade

Os resultados das Eleições 2024 ainda podem ser revistos por julgamentos de candidatos ou chapas pela Justiça Eleitoral. As decisões podem ocorrer, inclusive, após a diplomação dos eleitos.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.