Fortaleza: Vereador que ameaçou Leitão é investigado por maltratar animal

A Polícia Civil do Ceará informou neste domingo (27) que investiga o vereador de Fortaleza Inspetor Alberto (PL) por maus-tratos a um animal, após um vídeo em que ele arrasta um porco pelas orelhas circular nas redes sociais. O político nega a intenção de ferir o animal.

O que aconteceu

A corporação informou que instaurou um inquérito junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que apura esse tipo de denúncia. Abusar de animais domésticos ou silvestres é crime, e pode render multa e até um ano de detenção.

Em vídeos que circulam em grupos de WhatsApp em Fortaleza, Alberto imobiliza e arrasta pelas orelhas um porco, que grunhe e aparenta sentir dor. "Leitão! Você vai pra panela", ele grita, enquanto segura o animal pelas orelhas. Leitão é o sobrenome de Evandro, candidato petista à prefeitura de Fortaleza.

"Dia 27, me aguarde, você vai ver. Vou comer você bem assadinho, seu bosta", ele diz, olhando para a câmera. Em seguida, larga o porco.

O vereador é apoiador de André Fernandes (PL), adversário de Leitão. Há poucos dias, Alberto gravou um vídeo em que dizia que Leitão deveria "preparar o caixão". Acusado de ameaçar o petista de morte, o vereador se retratou, dizendo que quis falar "carvão".

Segundo a campanha de Evandro Leitão, o vídeo com o porco foi postado no Instagram de Alberto no dia 18 de outubro e rapidamente apagado.

Político se manifesta após repercussão negativa

Vereador negou a intenção de ferir o animal, em comunicado divulgado em seu perfil, nas redes sociais. A nota, assinada pela equipe jurídica do político, informa que ele estava em um sítio quando teve a ideia de gravar o vídeo e que, em momento algum, teve o intuito de causar dor ou desprezo ao bicho.

Na ocasião, ele [o vereador] transferia o animal de um lugar para outro e, durante esse trâmite, aproveitou e proferiu algumas palavras no bojo do cenário político que circunda o município de Fortaleza, reforçando-se que a conduta foi realizada sem nenhum intuito de causar dor ou desprezo ao animal. Trecho da nota publicada pela equipe jurídica de Inspetor Alberto

Continua após a publicidade

Político também negou ter publicado o vídeo em seus perfis oficiais. "Por fim, reforça-se o empenho e a dedicação do vereador à defesa dos animais, salientando-se que age sempre em respeito aos milhares de eleitores", acrescenta a nota.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.