Topo

Contra Crivella, eleitor de Paes vota com chapéu de Zé Pilintra no Rio

Eleitores votam no Rio com chapéu de Zé Pilintra, figura da umbanda - ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Eleitores votam no Rio com chapéu de Zé Pilintra, figura da umbanda Imagem: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Caio Sartori

Rio de Janeiro

29/11/2020 14h19

No mesmo local em que vota o candidato Eduardo Paes (DEM), na zona sul do Rio, um eleitor dele foi votar portando um chapéu Panamá, apetrecho sempre presente na cabeça do ex-prefeito durante o Carnaval carioca.

O gesto teve um simbolismo especial: o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), adversário de Paes, atacou no debate da Globo a figura do Zé Pilintra, entidade da umbanda cuja vestimenta inclui esse estilo de chapéu.

O mandatário o citou em tom pejorativo no mesmo contexto em que também foi acusado de homofobia ao dizer que Paes transformou o Rio na "capital do turismo gay".

Foi em resposta ao que considera preconceito de Crivella que o eleitor Jorge Mariano, umbandista de 52 anos, chegou para votar. "É para mostrar que a gente tem que ter coragem, não tem que se esconder", apontou o profissional autônomo.

Crivella foi o único prefeito da história do Rio na Nova República a não pisar na Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba.

Ele é bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, e as declarações da última sexta-feira foram consideradas preconceituosas por adeptos das religiões de matriz africana.

Paes também as repudiou. "Ele é o prefeito do preconceito. Não consegue entender os cariocas. Só fala para o grupo político do tio dele (o bispo Edir Macedo, líder da Universal). O Rio é uma cidade muito diversa para ter um prefeito preconceituoso", disse ontem.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.