Fotos revelam as últimas horas de mulheres condenadas à morte na China

Do UOL Notícias, em São Paulo

  • Reprodução/Daily Mail/iFeng

    As detentas Xiuling e Qingxiu, horas antes da execução na penitenciária chinesa em Wuhan

    As detentas Xiuling e Qingxiu, horas antes da execução na penitenciária chinesa em Wuhan

Em 2003, as últimas horas de vida de quatro chinesas condenadas à morte foram registradas por um fotógrafo que teve acesso exclusivo às detentas. Como as fotos poderiam despertar um sentimento de solidariedade e pena com as mulheres, o governo chinês proibiu a divulgação das imagens. Mas na semana passada, os retratos foram divulgados pela Phoenix TV, emissora de Hong Kong. 
 
A dezena de fotos mostra momentos de descontração de quatro detentas: Ma Qingxiu, Li Juhua, Dai Donggui e He Xiuling, todas condenadas à morte por tráfico de drogas. Na China, a execução é feita com um tiro na cabeça.
  • Reprodução/Daily Mail/iFeng

    Dai Donggui escolhe a roupa que usará na execução

  • Reprodução/Daily Mail/iFeng

    Li Juhua deixa seus últimos pedidos em uma carta
    e finaliza seu testamento antes da execução

 
Dai Donggui é vista escolhendo a roupa que usará na execução e fazendo a sua última refeição --um lanche do McDonald's--, enquanto Li Juhua tira as últimas horas para escrever uma carta e finalizar seu testamento, tudo com ajuda de uma guarda já que está algemada nas mãos e nos pés.
 
Ma Qingxiu e He Xiuling jogam cartas com as guardas e, embora a hora seja de despedida, elas chegam a sorrir para as fotos.
 
Aos 25 anos, Xiuling é a mais nova entre as que estavam no corredor da morte. Foi presa ao ser flagrada com 7.000 gramas de drogas. Ela foi descrita como "ansiosa e eufórica" no dia da execução.
 
O fotógrafo cuja identidade não foi revelada fez as fotos no Centro de Detenção feminino nº1, em Wuhan, na região central da China, no dia 24 de junho de 2003.
 
As informações são do "Daily Mail".
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos