Topo

Agentes americanos são retirados da Colômbia após suposto envolvimento com prostitutas

Do UOL, em São Paulo

14/04/2012 03h07Atualizada em 14/04/2012 12h04

Um grupo de agentes do Serviço Secreto americano enviado à Colômbia para cuidar da segurança do presidente Barack Obama durante a 6ª Cúpula das Américas retornou para Washington (EUA) na última sexta-feira (13), após suposto envolvimento com prostitutas na cidade turística colombiana.

A informação foi confirmada por Jon Adler, presidente da Federal Law Enforcement Officers Association e divulgada pelo jornal Washington Post, que afirmou que a prostituição é considerada inadequada pelo serviço secreto, mesmo que seja legal na Colômbia quando conduzidas em designadas "zonas de tolerância".

"Houve acusações de má conduta contra agentes do Serviço Secreto em Cartagena antes da viagem do presidente. Por causa disso, esses oficiais foram liberados de suas funções e serão substituídos por outros oficiais", afirmou o chefe do Serviço Secreto, Edwin Donovan, que se negou a dar detalhes do caso.

Ainda que nem todos os oficiais tenham se envolvido no escândalo, segundo Donovan, a unidade inteira teve retornar para a capital norte-americana para fins de investigação. O caso foi entregue ao escritório da agência de Responsabilidade Profissional, que serve como unidade da agência de assuntos internos.

A substituição da equipe, conforme destacou Donovan, não vai afetar a segurança de Obama durante sua visita à Colômbia. O presidente norte-americano chegou ao país na sexta-feira, assim como outros chefes de Estado da América que irão participar da Cúpula neste final de semana (14 e 15).

(Com AFP)