Topo

Pelo menos 400 detentos fogem em ataque a prisão no Paquistão

Do UOL, em São Paulo

15/04/2012 01h08Atualizada em 15/04/2012 08h59

Pelo menos 400 detentos, entre eles membros de grupos rebeldes ligados à Al Quaeda, escaparam de uma prisão no noroeste do Paquistão neste domingo (15), depois que homens armados invadiram o local, segundo informações das autoridades paquistanesas.

Mais de 150 insurgentes armados com rifles, granadas e lançador de foguetes atacaram a prisão central de Bannu, na fronteira das zonas tribais Khyber e Orakzai, atualmente dominadas pelos talibãs, por volta de 1h (20h em Brasília).

“Pelo menos 384 presos, entre eles insurgentes radicais, conseguiram escapar durante o ataque”, confirma uma fonte policial.

Autoridades também adiantaram que um dos fugitivos, Adnan Rasheed, estava no corredor da morte por envolvimento em uma tentativa de assassinato contra o ex-presidente paquistanês, Pervez Musharraf, e é um "prisioneiro perigoso".

Ainda de acordo com a fonte policial, há indícios de que os homens armados tenham invadido o local para libertar Rasheed, mas outras centenas de presos acabaram fugindo.

O ataque durou cerca de duas horas, segundo uma fonte oficial declarou à Agência AFP.

Os rebeldes, em maior número que os guardas que faziam a segurança do local, abriram fogo contra os policiais portando armas automáticas e foguetes e conseguiram fugir antes da chegada de reforços.

A prisão Bannu abriga atualmente cerca de 944 detentos.

(Com AFP)