Nova-iorquinos usam chiclete para escolher entre Obama e Romney
Cada eleitor tem um jeito de demonstrar seu apoio a um candidato. Há quem prefira cartazes, bótons, bandeiras. Há quem prefira as redes sociais. É fácil notar que as manifestações de amor ou repúdio costumam variar muito de um país para outro, e até de uma cidade para outra.
- 4626
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2012/10/11/quem-voce-gostaria-que-fosse-o-novo-presidente-dos-eua.js
No Egito, a população vai até a praça. No Brasil, muitos gostam dos adesivos. Em terra de jovens imigrantes e forasteiros, quem tem chiclete é rei. Pelo menos, é o que parece acontecer em Nova York, a cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos.
Nesta eleição, os organizadores do movimento "Gum Election" --Stefan Haverkamp e James Cooper-- pediram ainda mais empenho que em 2008, quando o democrata Barack Obama disputou a Presidência com o republicano John McCain. O objetivo agora é escolher entre o presidente Obama e o republicano Mitt Romney, e quem tiver mais chiclete grudado na cara, "perde".
Funciona assim: você imprime o cartaz disponível no site (onde se lê "Quem é pior?"), cola nas paredes da cidade e espera as pessoas se manifestarem com suas gomas de mascar. Depois, tira uma foto e manda para a página virtual do projeto.
Num Estado tradicionalmente azul como Nova York, ou seja, que costuma preferir os democratas, já há relatos de que andam retirando os chicletes do rosto do Obama. Vale roubar? Sim, não tem regra. Só não pode sujar o chão.
Além incentivar o engajamento político e chamar as pessoas para pensar sobre a eleição e votar, o projeto pretende fazer intervenções pela cidade que ajudem a deixar as ruas mais limpas.
De acordo com Haverkamp e Cooper, o blog teve 55 mil acesso na última eleição presidencial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.