PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Após tiroteio de Sandy Hook, Estado dos EUA aprova professores armados em escolas

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 18h30

O governador do Estado de Dakota do Sul (EUA), Dennis Daugaard, sancionou nesta sexta-feira (8) uma lei estadual que permite a professores portarem armas dentro da sala de aula, segundo informou o jornal "The New York Times".

Apesar de outros Estados americanos terem leis sobre porte de arma que tornam possível a um professor andar armado, acredita-se que a Dakota do Sul seja o primeiro dos 50 Estados dos EUA a ter uma lei que menciona especificamente a permissão, diz a publicação.

Após o ataque na escola primária de Sandy Hook --quando um atirador matou 26 pessoas, entre elas 20 crianças, no Estado de Connecticut, em dezembro passado--, ao menos 20 Estados propuseram leis semelhantes, segundo o jornal.

Apoiadores da nova lei argumentam que Dakota do Sul é um Estado rural no qual algumas escolas estão a quilômetros dos serviços de emergência.

Críticos da lei, entre eles associações de professores locais, dizem que esta é uma medida apressada que não torna as escolas mais seguras.

A lei sancionada esta sexta-feira diz que as escolas podem escolher um funcionário, um segurança profissional ou um voluntário para servir como vigilante que poderá andar armado na escola. No entanto, a lei não obriga que esta medida seja tomada.

Aqueles escolhidos para a função deverão passar pelo treinamento e exigências legais para porte de arma no Estado.

Internacional