EUA compartilham dados brutos de inteligência com Israel, diz novo vazamento
A NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) compartilha regularmente dados brutos de inteligência dos EUA com Israel, mesmo sem remover informações sobre os cidadãos americanos, de acordo com a mais recente revelação publicada pelo jornalista Glenn Greenwald no diário britânico "The Guardian", baseado em um documento vazado pelo ex-técnico da NSA Edward Snowden, que atualmente vive na Rússia após ter aceito seu pedido de asilo político.
Pelo acordo entre as agências de inteligência dos dois países, o governo norte-americano entrega a Israel comunicações interceptadas que podem conter telefonemas e e-mails de cidadãos americanos.
Segundo o documento, as agências israelenses devem lidar com os dados de acordo com as leis dos EUA, mas aparentemente não há nenhuma lei ou mecanismos de supervisão judicial para garantir isso aconteça.
O memorando vazado por Snowden apenas faz uma exceção para comunicações envolvendo funcionários do governo dos EUA, que devem ser destruídas logo que as pessoas são identificadas.
Israel é um dos aliados mais próximos dos EUA, mas não está no grupo de cinco países envolvidos na partilha de dados de vigilância com os americanos. O grupo conhecido como "Cinco Olhos" consiste em Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, além, claro, dos EUA.
Em uma declaração ao "The Guardian", a NSA defendeu o acordo, dizendo que "o fato de que as agências de inteligência trabalham em conjunto sob condições específicas e regulamentadas fortalece a segurança de ambas as nações."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.