Topo

Tufão Usagi deixa ao menos 25 mortos na China

Do UOL, em São Paulo

23/09/2013 05h17

O tufão Usagi, a tempestade tropical mais intensa do ano em todo o mundo, deixou pelo menos 25 mortos no sul da China e paralisou o aeroporto de Hong Kong, onde dezenas de milhares de turistas permaneciam bloqueados nesta segunda-feira.

Acompanhado de chuvas torrenciais e ventos de 165 km/h, o Usagi (coelho em japonês) atingiu no domingo as costas chinesas às 19H40 (6h40 de Brasília) na altura da cidade de Shanwei.

A agência de notícias estatal Xinhua anunciou um balanço de 25 mortos em Guangdong, onde o tufão derrubou árvores e destruiu estradas. Dezenas de pessoas ficaram feridas em acidentes.

Depois de passar no sábado por Taiwan e Filipinas, a tempestade prosseguiu com uma trajetória mais ao norte do que o previsto.

Todos os trens de alta velocidade com saída prevista para Guangdong e centenas de voos dos aeroportos das províncias de Cantão, Shenzhen e de Hong Kong foram suspensos.

Mais de 47 mil pesqueiros permaneceram amarrados no porto e escolas ficaram fechadas em 14 cidades.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, o Usagi perderá força na passagem pela China. Atualmente segue em direção noroeste.