Topo

Necrotério queniano recebe caixas com corpos retirados de shopping

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 09h18

Duas caixas com pedaços carbonizados de corpos de vítimas do atentado no shopping Westgate em Nairóbi, no Quênia, foram retiradas do centro comercial e levados ao necrotério da cidade.

Os corpos estavam na parte do shopping que desabou após o atentado. Policiais também recuperaram quatro fuzis AK-47.

Oficiais disseram que farão exames para saber se um dos corpos resgatados é de um dos terroristas. Especialistas forenses norte-americanos estão auxiliando as equipes quenianas nas investigações.

Norueguês é um dos suspeitos

Um norueguês de origem somali pode ser um dos terroristas do atentado cometido pela milícia radical islâmica da Somália, Al Shabab.

'Viúva branca' pode estar envolvida nos ataques de Nairóbi

  • Samantha é viúva do terrorista responsável pelos ataques a Londres, em 2005

Segundo a BBC, Hassan Abdi Dhuhulow, 23, é um dos suspeitos de ajudar a planejar e executar o ataque cometido no final de setembro contra o shopping Westgate, que resultou em 72 mortes.

Um programa da BBC entrou em contato com um familiar de Dhuhulow na Noruega que disse que o suspeito deixou a cidade de Larvik, ao sul da capital Oslo, para voltar à Somália em 2009.

Na semana passada, a polícia de serviços secretos da Noruega (PST, sigla em norueguês) informou que enviou agentes ao Quênia para verificar informações que indicavam que um cidadão norueguês estava envolvido no atentado, que começou em 21 de setembro e durou quatro dias.

A "BBC" lembrou que ainda não está claro quantos militantes do grupo vinculado à Al Qaeda participaram do ataque.

A polícia estimou inicialmente que entre dez e 15 integrantes do Al Shabab estavam dentro do complexo comercial, apesar de as imagens captadas pelas câmaras de segurança, que foram divulgadas pelas autoridades quenianas, só terem mostrado, até o momento, quatro homens como os supostos responsáveis.(Com AP e Efe)