Dom Orani diz que ser cardeal é, ao mesmo tempo, graça e responsabilidade
Nomeado cardeal pelo papa Francisco neste domingo (12), Dom Orani Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo (SP) e tornou-se padre em 1969, ao entrar para a Ordem dos Cistercienses.
Ele tornou-se arcebispo do Rio de Janeiro em abril de 2009, e foi o anfitrião do papa durante sua visita oficial à cidade, na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013. O religioso já tinha sido arcebispo de Belém e bispo de São José do Rio Preto (SP).
Em sua página na internet, a arquidiocese do Rio de Janeiro informou que Dom Orani estava nos estúdios da TV Brasil, celebrando ao vivo a missa dominical das 8h, quando soube da nomeação. Ele afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade.
"Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une às que já desenvolvo".
O anúncio foi feito pelo papa Francisco durante a oração do Ângelus, celebrada na basílica de São Pedro, no Vaticano. Além de Dom Orani, foram nomeados neste domingo outros 18 cardeais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.