Topo

Caçadores de tornado gravam imagem de casa voando em Nebraska (EUA)

1.jul.2014- O vídeo, gravado pelo caçador de tornados Dick McGowan, 33, mostra uma casa sendo arremessada para a direita e girando em 180º no ar  - Reprodução/YouTube
1.jul.2014- O vídeo, gravado pelo caçador de tornados Dick McGowan, 33, mostra uma casa sendo arremessada para a direita e girando em 180º no ar Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

01/07/2014 20h18

Caçadores de tornado conseguiram gravar a imagem de uma casa voando em Pilger, no Estado de Nebraska (EUA). Um duplo tornado atingiu a cidade no último dia 16, matando duas pessoas e ferindo outras 19.

O vídeo, gravado pelo caçador Dick McGowan, 33, mostra que um dos tornados mudou de direção, atravessando a rodovia e atingindo a parte habitada de Pilger, que tem apenas 350 moradores. Por volta do minuto 2:40 é possível ver uma casa inteira sendo arremessada, em um giro de 180°, para a direita da imagem.

Sequência de imagens mostra casa sendo arremessada por tornado - Reprodução/YouTube
Sequência de imagens mostra casa sendo arremessada por tornado
Imagem: Reprodução/YouTube

Especialistas acreditam que um dos tornados era de categoria F4 (escala Fujita), cujos ventos podem ter ultrapassado 330 km/h. O fato de a casa ter tido a estrutura externa preservada enquanto era arremessada foi apontada como algo “extremamente raro”: em geral, tornados com essa velocidade destroem completamente as habitações.

Apesar de ter gravado o vídeo, McGowan disse que só notou a casa voando depois que um outro caçador de tornados assistiu às imagens no canal no YouTube TVNweather.com. Ele capturou a tela e postou a imagem em sua conta no Twitter.

Segundo o “Daily Mail”, os ocupantes da casa teriam se salvado: Corey e Juliana Savage se abrigaram no porão da casa com os dois filhos. Eles aparecem em um vídeo do Samaritan Purse, ONG de ajuda humanitária. A casa mostrada é semelhante à do vídeo de McGowan. 

Segundo o 'Daily Mail', os ocupantes da casa teriam se salvado: Corey e Juliana Savage, além de dois filhos - Reprodução/Samaritan's Purse
Segundo o 'Daily Mail', os ocupantes da casa teriam se salvado: Corey e Juliana Savage, além de dois filhos
Imagem: Reprodução/Samaritan's Purse

Tornado mata criança em Nebraska (EUA)

Mais Internacional