Topo

Animação mostra conflito na Palestina sob a ótica de Israel

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 21h51

Uma animação publicada no YouTube mostra como alguns israelenses enxergam o conflito com a Palestina. Sob a ótica de quem é “sempre atacado”, o vídeo insinua que Israel é provocado pelos palestinos e, quando vai se defender, é impedido com uma série de “táticas”.

O desenho mostra um menino (uma metáfora para o governo de Israel) constantemente provocado por um colega, identificado com uma bandana verde, que remete à bandeira palestina. Quando tenta atacar, o menino não consegue porque o colega irritante esconde-se atrás de meninas indefesas.

Na sequência, o menino continua sendo atacado pelo colega irritante e, quando tenta bater nele, fica com pena. O diretor da escola chega e os obriga a fazer as pazes.

O vídeo está no canal no YouTube da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo). "Entenda de maneira didática a situação no Oriente Médio. Às vezes, você só tem que se defender...", diz a descrição ao fim do vídeo.

Desde que a operação militar Limite Protetor começou, há 17 dias, ao menos 700 palestinos foram mortos. Segundo a ONU, a maioria das vítimas palestinas são civis. Israel disse ter perdido pelo menos 32 soldados em confrontos; três civis israelenses morreram.