Topo

Após fortes chuvas, Bachelet decreta estado de exceção na região do Atacama

Moradores da cidade de Copiapó observam estrada inundada após forte chuva - Reuters
Moradores da cidade de Copiapó observam estrada inundada após forte chuva Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 18h44

A presidente chilena, Michelle bachelet, declarou estado de exceção no norte do Chile --nas regiões de Atacama e Coquimbo-- depois das fortes chuvas que causam destruição desde esta terça-feira (24) no país andino.

Depois de reunião de emergência com seus ministros, Bachelet decidiu resolver a situação que já afetou 600 pessoas e interrompeu diversos serviços básicos ao enviar o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo para coordenar medidas de campo.

"A presidente pediu-me para ir à região e garantir que as medidas adequadas estão sendo tomadas, em conjunto com outras autoridades e, é claro, todos os recursos financeiros necessários devem estar disponíveis para atender esta situação que afeta o norte do país", disse o ministro.

O ministro pediu que a população deixe as áreas de risco, enquanto as Forças Armadas, que tomaram o controle da situação por decisão da presidente, levam ajuda ao local por via aérea e terrestre.

Aguardam Peñailillo cerca de 600 vítimas --destas, 539 estão desalojadas--, além de escolas fechadas nas cidades de Vicuña, La Serena, Paihuano e Andacollo, na região de Coquimbo.

A rede de comunicação entre as cidades está cortada, faltam energia elétrica para 38 mil pessoas e água para 48 mil. O cenário pode se deteriorar nas próximas horas, uma vez que a meteorologia indica que as chuvas vão intensificar durante 12 horas, acumulando entre 20 e 25 milímetros.

Vítimas

As autoridades não informaram sobre a existência de vítimas, mas algumas testemunhas relataram que há pessoas desaparecidas.

Sobre esse assunto, o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy, disse que há provavelmente duas pessoas desaparecidas, mas essa informação não foi confirmada oficialmente, especificou.

Alguns moradores da cidade do El Salado disseram a rádio "Biobío" que vários bombeiros e moradores se refugiaram em cima dos telhados das casas, já que o nível do rio Copiapó alcançou os 12 metros de altura.

O subsecretário Aleuy pediu aos moradores dos municípios de Diego Almagro, Tierra Amarilla, Chañaral e Copiapó, na região de Atacama, "que deixem suas casas para não colocarem suas vidas em risco".

Na região de Antofagasta, as autoridades dispuseram a evacuação das povoações situadas próximas de três dos 12 riachos que correm rumo à capital.

"Solicitamos a todos que vivem nessa região que sigam as instruções das Forças Armadas e de Segurança", disse Aleuy, que admitiu que a situação pode piorar ainda mais porque estão previstas precipitações de entre 15 e 30 milímetros para as próximas 12 horas.

A região de Atacama, também foi declarada zona de emergência sanitária pelo Ministério da Saúde.