Suspeito de matar 9 em igreja dos EUA ganhou arma de aniversário, diz tio

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter

    Dylann Roof, 21, foi apontado como suspeito de atirar contra fiéis da igreja da comunidade negra de Charleston, na Carolina do Sul (EUA)

    Dylann Roof, 21, foi apontado como suspeito de atirar contra fiéis da igreja da comunidade negra de Charleston, na Carolina do Sul (EUA)

O homem suspeito de matar nove pessoas a tiros em uma igreja de Charleston, no Estado norte-americano da Carolina do Sul, na quarta-feira, ganhou uma arma do pai como presente de aniversário de 21 anos em abril, disse o tio dele à Reuters nesta quinta-feira (18).

Autoridades estiveram na casa da mãe de Dylann Roof, 21, na manhã desta quinta-feira, disse o tio, Carson Cowles, em uma entrevista. O rapaz foi capturado na manhã de hoje em Shelby, na Carolina do Norte.

"Este ser humano horrível está sob custódia", afirmou prefeito de Charleston, Joe Riley.

Cowles disse que reconheceu Roof em uma foto divulgada pela polícia, e o descreveu como quieto e calmo. O pai de Roof deu a pistola calibre .45 de aniversário neste ano, disse o tio. O caso está sendo investigado como crime de ódio.

Segundo a polícia, Dylann passou ao menos uma hora dentro da igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel antes de começar a atirar.

Os mortos são três homens e seis mulheres, entre eles o pastor e senador estadual Clementa Pickney. Três pessoas sobreviveram ao ataque.

Segundo relatos não confirmados, ele teria poupado uma mulher para que ela "contasse ao mundo o que ocorreu" e teria justificado o tiroteio dizendo que "vocês estupram nossas mulheres e estão dominando nosso país. Vocês têm de ir".

O incidente fez lembrar um ataque a bomba de 1963 contra uma igreja afro-americana em Birmingham, Alabama, que matou quatro meninas e impulsionou o movimento dos direitos civis dos anos 1960. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos