Topo

Brasileiro de 20 anos morre após ser detido no aeroporto de Dublin

Em outubro, o amapaense John Kennedy Santos Gurjão morreu em voo entre Dublin e Lisboa - Facebook/Reprodução
Em outubro, o amapaense John Kennedy Santos Gurjão morreu em voo entre Dublin e Lisboa Imagem: Facebook/Reprodução

Lucas Gabriel Marins

Colaboração para o UOL, em Dublin

15/11/2015 13h44

Um brasileiro de 20 anos que não teve o nome divulgado morreu no sábado (14) no aeroporto de Dublin, na Irlanda, logo após ser detido pela Garda (polícia irlandesa) na Alfândega.

De acordo com informações da imprensa local, ele foi encontrado morto por volta das 14h30 (12h30, horário de Brasília) enquanto estava em uma sala aguardando o interrogatório.

A Garda informou, via assessoria de imprensa, que ainda não tem informações detalhadas sobre o caso.  A Garda Ombudsman Comission, comissão que investiga a atuação da polícia irlandesa, abriu um inquérito para averiguar a morte do brasileiro. 

‘’Uma investigação independente será realizada para estabelecer o que de fato aconteceu e mais informações serão divulgadas em breve’’, disse a assessora de imprensa, Lorna Lee.

O embaixador do Brasil em Dublin, Afonso Jose Sena Cardoso, foi contatado pela reportagem do UOL, mas ainda não respondeu aos questionamentos.

No final de outubro, o amapaense John Kennedy Santos Gurjão, de 24 anos, morreu após ter convulsões durante um voo entre Lisboa e Dublin. O piloto teve de fazer um pouso forçado no aeroporto de Cork, no sul do país.

Segundo a autopsia divulgada pelo Instituo Médico-Legal de Dublin na época, Gurjão ingeriu 800 g de cocaína e um dos sacos teria arrebentado, o que o levou à morte.