Topo

Ministro da Rússia cancela ida à Turquia e pede que russos não viajem ao país

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 13h12

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, cancelou nesta terça-feira (24) sua visita à Turquia, prevista para amanhã, após um bombardeiro russo SU-24 ser derrubado por um caça turco. Lavrov também recomendou aos russos que não viajem à Turquia devido à crescente ameaça terrorista. 

“A ameaça terrorista na Turquia não é menor do que no Egito”, disse o ministro, citando outro país em que a saída de cidadãos russos foi recomendada. No caso egípcio, o alerta aconteceu após o atentado ao avião da Metrojet que partiu de Sharm el-Sheikh com um explosivo, segundo a Rússia. O avião caiu na Península do Sinai e 224 pessoas a bordo morreram, no dia 31 de outubro.

“É preciso enfatizar que as ameaças terroristas originadas na Turquia se agravaram. E isso é verdadeiro, mesmo sem levar em contar o que aconteceu hoje. Por causa disso, recomendamos a nossos cidadãos que não visitem a Turquia para turismo ou qualquer outro propósito nesse momento”, afirmou Lavrov.

Antes, o presidente russo, Vladimir Putin, havia classificado o abatimento do avião como uma “facada nas costas” e acusou a Turquia de ser cúmplice do Estado Islâmico. (Com EFE)