Topo

Avião da Air France faz pouso de emergência após suspeita de bomba

O avião da Air France (ao fundo) fez pouso de emergência no Quênia - Jacob Teddy/Xinhua
O avião da Air France (ao fundo) fez pouso de emergência no Quênia Imagem: Jacob Teddy/Xinhua

Do UOL, em São Paulo

20/12/2015 08h06

Um voo da Air France que ia das Ilhas Mauricio com destino a Paris foi obrigado a realizar um pouso de emergência no aeroporto de Mombaça, no litoral do Quênia, neste domingo (20), por uma ameaça de bomba.

Um pacote suspeito achado em um dos banheiros da aeronave, que está sendo analisado por especialistas quenianos, obrigou a aterrissagem às 0h37 (horário local, 19h37 de sábado no horário de Brasília) no Aeroporto Internacional Moi da cidade litorânea.

Mais tarde, o presidente-executivo da companhia aérea francesa Air France, Frédéric Gagey, afirmou que a ameaça foi um alarme falso. Segundo ele, o artefato suspeito era feito de papelão e continha uma espécie de cronômetro.

"Os pilotos pediram uma aterrissagem de emergência quando um dispositivo que parecia um explosivo foi descoberto em um dos banheiros", disse o porta-voz da polícia queniana, Charles Owino, para a imprensa local.

Especialistas artífices retiraram o pacote do avião, que tinha 473 pessoas a bordo, para analisá-lo fora do aeroporto.

"Artífices da Marinha queniana retiraram o dispositivo, o levaram para desmontá-lo e estão determinando se os componentes contêm explosivos", explicou o inspetor geral da Polícia, Joseph Boinnet, através de sua conta no Twitter.

 A polícia revistou todos os passageiros no aeroporto e os evacuou de forma segura para hotéis próximos.