Sul-coreana cuida de 200 cães abandonados ou que virariam refeição

Do UOL, em São Paulo

A sul-coreana Jung Myoung Sook, 61, uma catadora de lixo reciclável, abriga hoje mais de 200 cães, resgatados das ruas e de restaurantes que servem a carne do animal.

"Olá, meus bebês, deem um beijo na mamãe", diz Jung, ao brincar com um dos filhotes da propriedade em que vive. Ela abaixa a cabeça e um dos cães lambe os seus lábios; outro coloca a pata em seu rosto com carinho.

No país, onde cães são considerados uma iguaria tradicional e recentemente se tornaram animais de estimação --um em cada cinco lares tem animais domésticos--, o amor de Jung por cachorros é visto como algo estranho. Mas algumas pessoas a veem como uma defensora dos direitos dos animais.

Lee Jin-man/AP

Jung resgata e dá carinho a cães há mais de 26 anos, e já mudou de casa sete vezes por causa das reclamações de vizinhos por causa do barulho dos constantes latidos e da bagunça feita por eles. Ela recolhe animais que vagam pelas ruas, e compra os que são vendidos para fazendas que produzem carne de cachorro e restaurantes.

Lee Jin-man/AP

Muitos questionam como Jung, que vive da coleta de lixo reciclável e como faxineira de uma loja, consegue sustentar 200 cachorros aparentemente saudáveis e bem alimentados. "Meus bebês não estão com fome. Eles podem brincar e viver livremente aqui", disse ela. "Muita gente pergunta 'por que esta mulher de meia idade, com cara de indigente, sorri o tempo todo?', mas só me concentro em alimentar meus bebês. Sou feliz e saudável", afirmou à agência Associated Press.

Jung diz que gasta US$ 1.600 por mês (cerca de R$ 6.200) com alimentação e medicamentos dos hospitais. Parentes, amigos e até desconhecidos ajudam com doações em dinheiro. Ela recebe ainda doações de leite de soja, carne de porco, ração para cães e enlatados.

Lee Jin-man/AP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos