Coreia do Norte faz a sua própria Oktoberfest para promover cervejaria estatal

Do UOL, em São Paulo

  • Kim Won-Jin/AFP

O governo da Coreia do Norte decidiu criar a sua versão da Oktoberfest. O evento, realizado em Pyongyang, promove as cervejas produzidas pela estatal Companhia Cervejeira Taedonggang.

Em mais uma rara abertura, o regime norte-coreano liberou fotografias e vídeos mostrando os visitantes degustando a cerveja com petiscos e frango frito ao ar livre, na área externa de um restaurante flutuante todo iluminado, com apresentações de música ao vivo. São esperadas mais de 700 pessoas nos 20 dias de festa.

Kim Won-Jin/AFP

A Oktoberfest do Norte, como foi chamado o evento, teve a participação --segundo o governo-- de cidadãos norte-coreanos e turistas. "O festival é uma grande oportunidade para mostrar a nossa cerveja mundialmente famosa Taedonggang e melhorar a sua competitividade", disse o diretor do Gabinete Geral da Função Pública, Choe Yong-nam, na abertura do evento.

Com um teor alcoólico de 5% e sabor semelhante ao das cervejas britânicas, a Taedonggang foi descrita pelo jornal americano "New York Times" como uma "lager encorpada, um pouco e doce e ligeiramente amarga".

Kim Won-Jin/AFP

A TV estatal aproveitou a festa para atacar os críticos do regime comandado por Kim Jong-un.

"O festival de cervejas Pyongyang Taedonggang mostra que o nosso povo vive com felicidade e otimismo, que estamos construindo um paraíso para as pessoas e um país socialista altamente civilizado, enquanto é esmagado pelos movimentos hediondos realizados pelos EUA e seus aliados para isolar e sufocar a República Popular Democrática da Coreia."

A Taedonggang é quase exclusivamente vendida na Coreia do Norte, com uma oferta limitada na China, único aliado do Estado norte-coreano.

Kim Won-Jin/AFP

 

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos