Ao menos 37 morrem em queda de avião de carga no Quirguistão
Ao menos 37 pessoas morreram nesta segunda-feira (16) na queda de um avião de carga turco em uma área residencial próxima ao Aeroporto Internacional Manas, a 25 quilômetros de Bisqueque, capital do Quirguistão. Segundo o site da organização Aviation Safety Network, entre as vítimas estão quatro tripulantes da aeronave e pessoas que estavam em terra, entre elas, algumas crianças. Há informações de feridos que teriam sido internados em hospitais da capital.
O avião, um Boeing 747 da ACT Airlines, caiu às 7h30 no horário local (23h30 no horário de Brasília) em uma área residencial, no bairro de Dacha-Suu, destruindo 43 casas, do total, 15 foram totalmente destruídas, segundo o ministério das Situações de Emergência.
"O avião caiu sobre suas casas e matou famílias inteiras", disse uma testemunha do acidente que não quis divulgar seu nome. "Não restou nada das casas, as pessoas morreram com seus filhos, muitos estavam dormindo", acrescentou.
Vindo de Hong Kong, na China, o avião se preparava para fazer parada no aeroporto de Manas antes de seguir caminho rumo a Istambul, na Turquia.
A administração do aeroporto informou que a visibilidade no momento do acidente era ruim, mas a causa da queda ainda será investigada.
Autoridades identificaram inicialmente o Boeing 747-400 como pertencente à Turkish Airlines, mas a operadora de carga turca ACT Airlines disse ser proprietária da aeronave.
Em seu perfil no Twitter, a Turkish Airlines manifestou seu pesar pelo ocorrido. "Nossas condolências às famílias daqueles que perderam a vida no trágico incidente envolvendo uma aeronave da ACT Airlines no Quirguistão", disse a empresa na rede social.
O Quirguistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética, com pouco mais de 5 milhões de habitantes. Faz fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, ao sul com o Tajiquistão e a noroeste com a China.
(Com iagências internacionais.)
Our condolences to the families of those who have lost their lives in the tragic incident involving an ACT Airlines aircraft in Kyrgyzstan.
— Turkish Airlines (@TurkishAirlines) January 16, 2017
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.