Topo

Adolescente brasileiro detido ao desembarcar nos EUA recebe autorização para voltar ao Brasil

O adolescente brasileiro Vitor Fraga com o pai, Renato, pouco antes de embarcar para os EUA, onde Vitor foi detido e levado a um abrigo sob a acusação de imigração ilegal - Arquivo pessoal
O adolescente brasileiro Vitor Fraga com o pai, Renato, pouco antes de embarcar para os EUA, onde Vitor foi detido e levado a um abrigo sob a acusação de imigração ilegal Imagem: Arquivo pessoal

Marcelo Freire

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 20h52Atualizada em 17/08/2017 21h36

O adolescente Vitor Fraga, 15, recebeu autorização do governo dos EUA para deixar o país. A informação foi confirmada ao UOL pelo pai de Vitor, Renato Fraga, na noite de quinta-feira (17). Vitor está em um abrigo para adolescentes refugiados em Chicago desde que foi detido pela Imigração americana no aeroporto de Houston, no último dia 9, sob suspeita de imigração ilegal.

O pai de Vitor confirmou que a proposta de retorno voluntário de Vitor foi aceita pela Justiça americana e ele já pode voltar para o Brasil. A família do adolescente ainda não sabe quando ele embarcará para o país, e está encaminhando os trâmites para a partida dele.

Vitor viajava com a avó, carregava uma autorização dos pais para viajar desacompanhado e tinha visto de turismo nos Estados Unidos. Segundo a imigração americana, em explicação levada aos pais, ele foi detido porque estava matriculado em uma escola pública dos Estados Unidos com visto de turista --de acordo com especialistas em imigração ouvidos pelo UOL, esse é um dos argumentos que motivam a detenção de adolescentes pelas autoridades do país.

Vitor e sua avó desembarcaram em Houston para pegar um voo a San Francisco. Vitor estava matriculado em uma escola. Renato Fraga disse ao UOL que não sabia que se tratava de uma escola pública. "Achamos que era um curso de inglês", afirmou.