Topo

Polícia dinamarquesa confirma que torso encontrado é de jornalista desaparecida

AFP
Imagem: AFP

Do Uol, em São Paulo

23/08/2017 03h17

A polícia da Dinamarca confirmou que o torso de uma mulher (corpo sem pernas, braços nem cabeça) encontrado perto da área no mar Báltico nesta segunda-feira (22) é da jornalista sueca Kim Wall, 30, desaparecida quando entrevistava o inventor dinamarquês Peter Madsen no seu submarino de fabricação caseira. A notícia é da "CNN".

"O DNA do torso bate com o de Kim Wall. Nenhuma informação adicional no momento", disse a polícia de Copenhague, prometendo dar mais informações em entrevista à imprensa ainda na manhã desta terça-feira (23).

O torso havia sido encontrado por um ciclista à tarde, no lado sudoeste da Ilha Amager, perto da capital dinamarquesa, que logo acionou as autoridades locais.

As marinhas da Suécia e da Dinamarca rastreavam há dias a baía em Amager e o estreito do Sund (que separa ambos os países), já que se achava que a corrente poderia ter levado o corpo à costa da Suécia.

O desaparecimento de Wall foi denunciado pelo seu namorado na madrugada do último dia 11, horas depois que esta subiu a bordo do submarino de quase 18 metros de comprimento e 40 toneladas.

Madsen, 46, disse inicialmente que havia desembarcado a jornalista duas horas após o início da viagem em uma ilha do porto de Copenhague e que seguiu navegando até sofrer problemas técnicos, vindo a afundar. Mas depois se contradisse, assegurando Wall havia morrido em um acidente dentro do submarino e que ele mesmo havia jogado o cadáver ao mar.

A investigação revelou que o afundamento foi provocado, supostamente, por Madsen, ainda que os danos causados no afundamento impediram a obtenção de mais dados. (Com agências internacionais.)