Espanha registra atos contra e a favor de referendo sobre Catalunha

Do UOL, em São Paulo

A Espanha registra neste sábado (30) manifestações contrárias e a favor ao referendo para independência da Catalunha. A votação está prevista para acontecer neste domingo (1º).

Em Madrid, cerca de dez mil pessoas, segundo a polícia, participaram do ato convocado pela Fundación Danaes, de defesa pela união da Espanha, segundo informação do "El País".

Já em Barcelona, os manifestantes gritam "Eu sou espanhol, espanhol, espanhol" ao lado de outros participantes vindos de localidades catalãs.

Os atos a favor do referendo são menores. Em Madrid, cerca de 30 pessoas se reuniram no bairro Lavapés e entoaram gritos como "Direito a decidir, Madrid pela democracia".

As autoridades afirmam que as manifestações acontecem de forma pacífica, com muitas bandeiras do país. No entanto, em Barcelona, um militante independente foi agredido após ter gritado para os manifestantes votarem.

São registradas manifestações também em Valência, Sevilha, Santander, Santiago de Compostela. Outros atos devem ocorrer no país ao longo do dia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos