Topo

Carro invade calçada e atropela pedestres diante de museu em Londres; polícia descarta terrorismo

Do UOL, São Paulo

07/10/2017 11h23Atualizada em 07/10/2017 15h57

Um carro conduzido por um homem ainda não identificado invadiu a calçada e atropelou pedestres que estavam do lado de fora do Museu de História Natural em Londres, no Reino Unido, neste sábado (7), deixando 11 feridos, segundo a Polícia Metropolitana. O incidente aconteceu por volta das 14h20 (horário local).

Em nota, polícia informou se tratar de "uma investigação de trânsito e não um incidente relacionado ao terrorismo".

O serviço de ambulância de Londres informou, também por meio de nota, que as suas equipes atenderam 11 pessoas feridas, a maioria com ferimentos na cabeça e nas pernas. Nove pessoas foram encaminhadas a hospitais. Nenhuma delas sofre risco de morte ou foi ferida gravemente. 

Um homem foi detido na cena do incidente, de acordo com a polícia. Ele também saiu ferido e por isso está entre os que foram levados a unidades de saúde.

O incidente aconteceu em uma região conhecida como Exhibition Road, que é repleta de museus famosos, como Science Museum, o Victoria e o Albert Museum. Ela fica no bairro de South Kensington, distrito localizado na zona oeste de Londres.

As ruas ao redor do museu foram isoladas e a estação de metrô South Kensington, próxima ao local, foi fechada. 

Às agências internacionais, um porta-voz do Museu de História Natual afirmou que o museu está sendo evacuado. Já o Victoria Museum informou que as visitas foram interrompidas por causa do atropelamento.

Só nos últimos seis meses, Londres foi palco de cinco ataques, sendo o último com um dispositivo explosivo deixado em um trem na estação de metrô Parsons Green, deixando ao menos 30 feridos.

Em março, cinco pessoas morreram e ao menos 40 ficaram feridas por homem um veículo utilitário esportivo avançou sobre pedestres na ponte de Westminster. Armado com uma faca, ele saiu do carro e esfaqueou um policial do lado de fora do prédio do Parlamento.

No começo de junho, três homens armados com facas e vestindo falsos coletes-bomba avançaram uma van contra pedestres na London Bridge e esfaquearam várias pessoas Borough Market, vizinho à ponte. Oito pessoas morreram.

Também em junho, um motorista dirigindo uma van atropelou pedestres na saída de uma mesquita em Finsbury Park, norte de Londres, pouco depois da meia-noite (hora local). Um homem morreu e dez pessoas ficaram feridas. Todas as vítimas eram muçulmanas e deixavam a mesquita após evento do mês do Ramadã. O motorista, de 48 anos, foi preso.

Além disso, um ataque suicida no final do show da cantora norte-americana Ariana Grande matou 22 pessoas e feriu 59 em maio, perto de uma das saídas do Manchester Arena.