Topo

Sobremesa para autoridades dos Jogos de Inverno retrata divisão das Coreias

Prato de sobremesa representa a península coreana dividida - Reprodução/ Twitter
Prato de sobremesa representa a península coreana dividida Imagem: Reprodução/ Twitter

Do UOL, em São Paulo

07/02/2018 13h15

Um doce levanta questões sobre as tensões entre as Coreias às vésperas do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam na sexta-feira (9). A sobremesa deve ser servida às autoridades no jantar oferecido pelo presidente sul-coreano Moon Jae-in na abertura da competição.

O doce batizado de "PyeongChang Dessert" (sobremesa PyeongChang) ou também chamado de "prato da esperança", é um doce azul na forma da península coreana e com chocolate branco cobrindo parcialmente a Zona Desmilitarizada que divide os dois países. A sugestão é ilustrar o desejo da Coreia do Sul de ter paz na península e de uma possível unificação com o Norte.

O prato ainda traz representado as ilhas de Jeju e Ulleungdo, mas exclui o arquipélago Dokdo. A exclusão foi uma recomendação do Comitê Olímpico Internacional para evitar a politização do evento esportivo.

As ilhas Dokdo são disputadas pela Coreia do Sul e o Japão, que as chama de Takeshima. A disputa remonta ao fim da Segunda Guerra Mundial. Com a derrota japonesa, o governo sul-coreano reivindicou as ilhas como parte de seu território.

Em 1954, as autoridades de Seul posicionaram uma pequena guarda armada na maior das duas ilhas, apesar dos protestos japoneses. O Japão nunca reconheceu a soberania coreana sobre as duas ilhotas de 0,23 quilômetro quadrado de superfície.

Nas redes sociais, os comentários sobre a sobremesa foram de "divertido" e "ideia brilhante" a "mau gosto por causa da cor azul", além de críticas pela exclusão do arquipélago Dokdo.

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

AFP