Topo

Avião perde carga de três toneladas de ouro ao decolar na Sibéria

15.mar.2018 - Lingotes de ouro ficaram espalhados no chão do aeroporto de Yakutsk após decolagem de avião - YakutiaMedia/HO/AFP
15.mar.2018 - Lingotes de ouro ficaram espalhados no chão do aeroporto de Yakutsk após decolagem de avião Imagem: YakutiaMedia/HO/AFP

AFP

Moscou (Rússia)

16/03/2018 17h16

Um avião que transportava um carga de lingotes de ouro, platina e diamantes na Sibéria registrou um problema ao decolar e a carga de mais de três toneladas caiu na pista do aeroporto na quinta-feira (15), informaram as autoridades locais.

O aparelho, um An-12 da companhia Nimbus, estava se preparando para a decolagem em uma pista do aeroporto de Yakutsk quando uma escotilha se desprendeu e uma parte da carga caiu em terra, segundo o Comitê de Investigação.

As fotos difundidas pelas autoridades mostram dezenas de lingote de ouro esparramados na pista coberta de neve do aeroporto e policiais inspecionando o buraco aberto no aparelho.

"Até agora, recolhemos 172 lingotes de um peso total de 3,4 toneladas para uma carga total que supera as 9 toneladas", indicou a seção local do ministério do Interior citada pela agência TASS.

Segundo as autoridades, o acidente aconteceu porque a carga foi mal amarrada no interior do avião. O carregamento pertence a uma companhia de mineração russa.

A vasta região pouco povoada de Saja, a 5.000 km de Moscou, tem abundantes reservas minerais. Lá são exploradas importantes minas de ouro e de diamantes.