PUBLICIDADE
Topo

Trump diz que líder norte-coreano Kim Jong-un tem comportamento "muito honrado"

Encontro entre Trump e Kim Jong-un está sendo planejado após meses de ameaças e insultos - AFP/KCNA VIA KNS
Encontro entre Trump e Kim Jong-un está sendo planejado após meses de ameaças e insultos Imagem: AFP/KCNA VIA KNS

Do UOL, em São Paulo

24/04/2018 14h35

O presidente Donald Trump saudou nesta terça-feira (24) a iniciativa de diálogo do líder norte-coreano Kim Jong-un, e acrescentou que o norte-coreano tem um comportamento "muito honrado". 

Trump ainda informou que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião entre ambos os líderes aconteça "o mais rápido possível".

"Kim Jong-un realmente foi muito franco e acredito que muito honroso", disse Trump durante uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron.

Para o presidente norte-americano, um acordo com a Coreia do Norte sobre política nuclear será muito bom para os Estados Unidos e também "para todo o mundo".

Há uma semana, Trump afirmou que estava avaliando cinco possíveis locais para seu encontro com Kim - nenhum deles nos EUA. A reunião deve acontecer no início de junho.

O que trump já disse sobre kim jong-un

UOL Notícias

Os elogios de Trump a Kim contrastam com a dura linguagem com o qual o presidente americano costumava se referir ao líder norte-coreano no ano passado, quando deu a ele o apelido de "homem foguete" e ameaçou, em discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro, "destruir totalmente" a Coreia do Norte.

No último sábado, o regime norte-coreano anunciou a suspensão do seu programa nuclear e de mísseis intercontinentais, e o fechamento de um centro de testes nucleares, em um aparente gesto para aproximar posições em relação às cúpulas que Kim Jong-un terá com Trump e com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

Trump qualificou esse anúncio como "uma notícia muito boa", embora a Casa Branca tenha se mostrado mais cética e tema que esse gesto de Kim Jong-un possa ser unicamente um truque para convencer Washington de que é um líder razoável. (Com agências internacionais)

Internacional