Trump diz que líder norte-coreano Kim Jong-un tem comportamento "muito honrado"
O presidente Donald Trump saudou nesta terça-feira (24) a iniciativa de diálogo do líder norte-coreano Kim Jong-un, e acrescentou que o norte-coreano tem um comportamento "muito honrado".
Trump ainda informou que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião entre ambos os líderes aconteça "o mais rápido possível".
"Kim Jong-un realmente foi muito franco e acredito que muito honroso", disse Trump durante uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Para o presidente norte-americano, um acordo com a Coreia do Norte sobre política nuclear será muito bom para os Estados Unidos e também "para todo o mundo".
Há uma semana, Trump afirmou que estava avaliando cinco possíveis locais para seu encontro com Kim - nenhum deles nos EUA. A reunião deve acontecer no início de junho.
Os elogios de Trump a Kim contrastam com a dura linguagem com o qual o presidente americano costumava se referir ao líder norte-coreano no ano passado, quando deu a ele o apelido de "homem foguete" e ameaçou, em discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro, "destruir totalmente" a Coreia do Norte.
No último sábado, o regime norte-coreano anunciou a suspensão do seu programa nuclear e de mísseis intercontinentais, e o fechamento de um centro de testes nucleares, em um aparente gesto para aproximar posições em relação às cúpulas que Kim Jong-un terá com Trump e com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
Trump qualificou esse anúncio como "uma notícia muito boa", embora a Casa Branca tenha se mostrado mais cética e tema que esse gesto de Kim Jong-un possa ser unicamente um truque para convencer Washington de que é um líder razoável. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.