Topo

Gabinete britânico chega a acordo sobre Brexit; plano precisa ser aprovado pelo Parlamento

14.nov.18 - A primeira-ministra britânica, Theresa May, anuncia que seu gabinete chegou a um acordo sobre o Brexit - Matt Dunham/AP
14.nov.18 - A primeira-ministra britânica, Theresa May, anuncia que seu gabinete chegou a um acordo sobre o Brexit Imagem: Matt Dunham/AP

Do UOL, em São Paulo

14/11/2018 17h43

Em uma reunião de mais de cinco horas de duração, o gabinete da primeira-ministra britânica, Theresa May, aceitou nesta quarta-feira (14) o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia - o chamado Brexit. May, no entanto, deve agora enfrentar o desafio, ainda maior, de conseguir o apoio do Parlamento britânico para o plano. 

"O acordo foi o melhor que poderia ser negociado", disse a primeira-ministra à imprensa, em frente de sua residência em Downing Street. No final da rua, manifestantes protestavam contra o Brexit. "Esse é o passo decisivo que nos permite seguir em frente. Essas decisões não foram tomadas facilmente, mas acredito que estejam firmemente de acordo com o interesse nacional."

May falará ao Parlamento na quinta-feira (15), mas ainda não há uma data para votação. Ela precisa dos votos de 320 parlamentares, entre os 650 existentes. A tarefa não será fácil. Opositores da saída britânica já disseram negar o plano, mesmo antes de saberem qual é. 

A primeira-ministra assumiu o governo britânico após o referendo que decidiu por deixar a União Europeia. Desde então, ela tem a tarefa de sair do bloco, mas mantendo alguns laços - poucos estão contentes com esse meio termo.

Insatisfeitos, conservadores de seu partido, pró-Brexit, ensaiaram um voto de não-confiança na liderança da primeira-ministra. Mas o acordo desta quarta é um ponto a favor de May.

(com Reuters)