Venezuela: governo Guaidó virá buscar ajuda humanitária no Brasil
Representantes do governo do autoproclamado presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó, virão ao Brasil para buscar ajuda humanitária cedida pelo governo brasileiro, informou hoje o porta-voz da Presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros.
Segundo comunicado do Itamaraty lido à imprensa pelo porta-voz, a ajuda "será disponibilizada em território brasileiro", nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, "para recolhimento pelo governo do presidente encarregado Juan Guaidó, por caminhões venezuelanos conduzidos por venezuelanos."
De acordo com a nota, a ajuda inclui alimentos e remédios, e será disponibilizada a partir deste sábado (23). A operação ocorre em cooperação com o governo americano e envolve, além do Itamaraty, os ministérios da Casa Civil, Defesa, Agricultura, Cidadania, Saúde e o Gabinete de Segurança Institucional.
O Brasil reconheceu Guaidó como governante de fato da Venezuela em 23 de janeiro, horas depois de o então presidente da Assembleia Nacional venezuelana se declarar como "presidente encarregado".
O governo de Jair Bolsonaro (PSL) já não reconhecia a legitimidade de Nicolás Maduro como mandatário da Venezuela. Maduro assumiu um novo mandato em 10 de janeiro após eleições questionadas pela comunidade internacional e pela oposição venezuelana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.