Topo

Guaidó convoca manifestação para amanhã na Venezuela

Juan Guaidó, presidente autoproclamado da Venezuela - Luisa Gonzalez/Reuters
Juan Guaidó, presidente autoproclamado da Venezuela Imagem: Luisa Gonzalez/Reuters

Do UOL, em Brasília*

03/03/2019 13h05

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, marcou para amanhã (dia 4) manifestações, na Venezuela, contra o regime do ditador Nicolás Maduro. O comunicado foi feito pela sua conta de Twitter, hoje. Ele também falou mais uma vez que retorna ao país, sem especificar quando occorrerá.

Guaidó é reconhecido como presidente, desde janeiro, por cerca de 50 países, entre eles o Brasil. A Venezuela enfrenta, atualmente, uma de suas maiores crises sociais, econômicas e políticas. Há falta de abastecimento de itens básicos e denúncias de perseguição política.

O líder da oposição anunciou que os atos serão às 11h, no horário da Venezuela, e que os pontos de concentração das manifestações serão anunciados pelas redes oficiais que tem.

Guaidó chegou ontem (2) ao Equador, sua última parada de uma excursão que o levou a vários países do continente. O venezuelano teve uma audiência com Lenín Moreno, presidente equatoriano, na Base Naval de Salinas, na província de Santa Elena.

Durante a semana passada, Guiadó também esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o chanceler Ernesto Araújo e líderes do Congresso brasileiro. Na Colômbia, Paraguai e Argentina, foi recebido com honras de chefes de estado.

Guaidó saiu de Caracas o final da semana passada, viajando para a Colômbia, na fronteira com a Venezuela, onde participou de um show em favor dos venezuelanos e da entrega de ajuda humanitária ao país. O líder oposicionista pode ser preso caso retorne ao país, em razão de uma medida judicial.

*com informações EFE e Agência Brasil

Guaidó: Não há dilema na Venezuela entre guerra e paz

UOL Notícias