Topo

Museu inglês vai expor - e deixar usar - vaso sanitário de ouro

A privada de ouro 18 quilates feita pelo artista Maurizio Cattelan exposta no museu Guggenheim, em Nova York - Guggenheim
A privada de ouro 18 quilates feita pelo artista Maurizio Cattelan exposta no museu Guggenheim, em Nova York Imagem: Guggenheim

Do UOL, em São Paulo

06/05/2019 04h01

Quem visitar o Palácio Blenheim, em Woodstock, na Inglaterra, entre setembro e outubro vai poder utilizar um vaso sanitário especial que vai ser, temporariamente, instalado no local.

O objeto é todo feito de ouro 18 quilates, criação do artista Maurizio Cattelan. A obra, feita em 2016, estará em exposição no palácio, que também é um museu de arte e é local de nascimento do ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Mas o visitante do Palácio Blenheim não apenas poderá ver a peça, como também poderá utilizá-la, com toda privacidade possível, claro.

O fundador da Fundação de Arte Blenheim, Edward Spencer-Churchill, afirmou que a instalação será uma novidade até para ele.

"Apesar de ter nascido com uma colher de prata na boca, nunca fiz cocô em uma privada de ouro. A privada vai ser instalada e vai funcionar normalmente", disse ao jornal "Guardian".

A privada será vigiada e ainda não se sabe quanto tempo cada visitante terá para utilizar a obra.

"Queremos que o visitante aproveite seu tempo lá sem dar a ele muito tempo, se é que isso faz sentido", afirmou Spencer-Churchill.

Não é a primeira vez que a privada de ouro é exibida. A obra já foi instalada no Museu Guggenheim, em Nova York, em 2016. Cerca de 100 mil pessoas visitaram a instalação e chegaram a fazer filas de duas horas.